O governo disse que a partir dessa quarta-feira (14), aposentados do INSS que identificaram descontos indevidos poderão informar se autorizaram ou não as cobranças. Caso não reconheçam os valores descontados, poderão pedir o dinheiro de volta.

Após a PF desmascarar a fraude, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou que a partir desta terça-feira (13), os segurados começarão a receber notificações no aplicativo Meu INSS sobre esses descontos. Quem tiver sido prejudicado poderá solicitar o ressarcimento integral dos valores desviados diretamente pelo aplicativo, sem precisar apresentar documentos ou preencher formulários complicados.

Milhões de aposentados e pensionistas do INSS foram surpreendidos com descontos não autorizados em seus contracheques - a maioria deles referentes a cobranças associativas que jamais solicitaram. Esse escândalo, que ficou conhecido como o "rombo dos aposentados do INSS", é alvo de investigação e mobiliza órgãos como a AGU (Advocacia-Geral da União), a CGU (Controladoria-Geral da União) e o Ministério da Previdência.

Cerca de 9 milhões de beneficiários foram informados via app que tiveram descontos associativos em folha. A partir da próxima quarta-feira (14), esses aposentados que identificarem descontos indevidos poderão informar se autorizaram ou não essas cobranças. Caso não reconheçam os valores descontados, poderão pedir o dinheiro de volta.

Como funcionará a devolução do dinheiro? 533d49

Assim que o aposentado ou pensionista confirmar que não autorizou o desconto, o próprio sistema do INSS emitirá uma cobrança à entidade envolvida.

Essa entidade terá 15 dias úteis para comprovar a legalidade da cobrança ou para devolver o valor ao INSS, que por sua vez depositará o dinheiro diretamente na conta bancária do beneficiário.

Vale lembrar que o INSS não faz contato por telefone, SMS, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. As notificações são feitas somente pelo aplicativo oficial Meu INSS. Em caso de dúvidas, o único canal seguro de atendimento é a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A dica é ar o aplicativo Meu INSS com frequência para visualizar notificações rapidamente e garantir seus direitos.

Como pedir a restituição do desconto do INSS 4k132s

Os aposentados devem ar sua conta no site ou APP Meu INSS para se certificar se possuem valores a receber:

  1. e o aplicativo Meu INSS no seu celular ou pelo site meu.inss.gov.br.

  2. Verifique se você recebeu a notificação sobre desconto associativo.

  3. Caso tenha tido desconto indevido, clique na opção para registrar que não reconhece a cobrança.

  4. Confirme sua solicitação de ressarcimento diretamente pelo sistema.

  5. Aguarde o retorno do INSS: após a análise, o valor será depositado na mesma conta onde você recebe o benefício.

INSS vai enviar notificação sobre descontos indevidos apenas pelo App Meu INSS - Foto: Divulgação
INSS vai enviar notificação sobre descontos indevidos apenas pelo App Meu INSS - Foto: Divulgação

Ainda, o governo recomenda não compartilhar seus dados pessoais com terceiros. Não clique em links suspeitos e jamais assine documentos enviados fora do aplicativo Meu INSS para evitar cair em golpes.